top of page
LOCAIS A VISITAR
Cidades e vilas históricas, parque natural, a Serra
Sortelha
Sortelha é uma das mais belas e antigas vilas portuguesas, tendo mantido a sua fisionomia urbana e arquitetónica inalterada até aos nossos dias, sendo considerada uma das mais bem conservadas. A visita pelas ruas e vielas do aglomerado, enclausuradas por um anel defensivo e vigiadas por um sobranceiro castelo do séc. XIII, possibilita ao forasteiro recuar aos séculos passados, por entre as sepulturas medievais, junto ao pelourinho manuelino ou defronte igreja renascentista.
@aldeiashistoricasdeportugal.com
Belmonte
Terra de Pedro Álvares Cabral, situada em plena Cova da Beira e com ampla vista sobre a encosta oriental da Serra da Estrela, a vila de Belmonte justifica plenamente as características que lhe terão dado o nome. Diz a tradição que o nome Belmonte provém do lugar onde a Vila se ergue (monte belo ou belo monte). Porém, há quem lhe atribua a origem de “belli monte” – monte de guerra. Terra solarenga, de boas gentes, paisagens sem fim e uma história de séculos.
@aldeiashistoricasdeportugal.com
Covão da Ametade
O Covão d’Ametade, outrora uma pastagem cerval, representa uma depressão de origem glaciar que foi arborizada com vidoeiros ao longo das margens do rio. É um cenário paradisíaco carregado de sentimento bucólico e poético. São três os Cântaros que se erguem em torno do Covão d´Ametade: o Cântaro Raso, mais a sul; o Cântaro Magro, central e emblemático de toda a Serra da Estrela; e o Cântaro Gordo, a norte.
@aldeiasdoxisto.pt
Poço do Inferno
Esta cascata natural tem cerca de 10 metros e chega a transformar-se em gelo nos Invernos mais rigorosos. É um monumento geológico de extrema beleza e um dos pontos de maior interesse, sendo um dos ex-líbris do Concelho de Manteigas e da Serra da Estrela.
Vale Glaciar do Zêzere
Vale Glaciar do Zêzere, 13kms de extensão, um dos maiores da Europa, maravilhosa dádiva da Natureza e, ao mesmo tempo, uma lição a céu aberto sobre os vestígios da última época de glaciação, há milhares de anos.
Na sua forma de «U», ostenta inigualáveis belezas geológicas, como as austeras rochas graníticas dos Cântaros, Magro, Gordo e Raso (a 1.928 metros de altitude) e reservas biogenéticas de elevado valor natural e paisagístico.
@cm-manteigas.pt
Vale do Rossim
Situado nas Penhas Douradas, mais concretamente no coração da Serra da Estrela a uma altitude de 1437 metros está o maior vale glaciar da Europa, o Vale do Rossim. Está inserido na Reserva Biogenética do Parque Natural da Serra da Estrela. Conta com uma beleza única digna de valorizar e proteger tendo assim enorme valor científico e ambiental. Esta lagoa agora formada, antes da construção da barragem não existia. Antigamente era uma das melhores pastagens para os rebanhos de transumância.
@praiafluvial.pt
bottom of page